Energia Solar

/ Serviços / energia solar

Energia Solar

ENERGIA SOLAR

Modificado em: 5 Jul 2016

A energia fotovoltaica tem como característica básica a conversão da energia solar em energia elétrica. O sol fornece energia limpa, renovável e inesgotável. Quanto maior a exposição ao sol, maior será a produção de energia. Vale ressaltar que mesmo em dias nublados e chuvosos produz-se energia elétrica, porém em menor escala.

Esta tecnologia é utilizada em larga escala em vários países no mundo inteiro e ocupa lugar de destaque na matriz energética de países como Alemanha, China e Estados Unidos.

A produção de energia solar se baseia em três componentes principais:

Módulo Fotovoltaico

Módulos fotovoltaicos: Equipamento normalmente composto por silício, projetado para realizar a transformação da radiação solar em energia elétrica;

Inversor Fotovoltaico

Inversor fotovoltaico: Equipamento que converte a corrente contínua proporcionada pelos geradores solares em corrente alternada, extraindo a máxima potência possível dos módulos;

String Box

String box: Quadro elétrico onde serão ligados os arranjos (série/paralelo) da instalação, tal item tem a função de corte/ segurança numa instalação fotovoltaica, pois nele estão instalados os dispositivos para seccionar e proteger as instalações e pessoas.